segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE ITANHAEM



Itanhaém é um município da Região Metropolitana da Baixada Santista, no estado de São Paulo, no Brasil. É o segundo município mais antigo do Brasil. A sua população estimada em 2011 era de 88 214 habitantes e a área é de 599,017 km², o que resulta numa densidade demográfica de 147,27 habitantes por quilômetro quadrado.
Topônimo
O nome do município é uma referência ao Rio Itanhaém, que banha o município . "Itanhaém" é um termo de origem tupi que significa "pedra que canta", através da junção dos termos itá (pedra) e nha'em (canto) .
Estância balneária

Itanhaém é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto ao seu nome o título de "estância balneária", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
O núcleo original da cidade, às margens do rio Itanhaém, teria sido fundada
pelos portugueses João Rodrigues Castelhano e Cristóvão Gonçalves, ou por Martim Afonso de Sousa, durante os dois anos em que este permaneceu em São Vicente. Segundo frei Gaspar da Madre de Deus, não havia, ainda, em 1555, nenhuma povoação no terreno onde, depois, foi instalada a vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. A povoação foi elevada a categoria de vila em abril de 1561 pelo capitão-mor Francisco de Morais. De 1624 até 1679, teve o provimento de cabeça da capitania conferido à Condessa de Vimieiro, tempo em que esta donatária foi afastada da Capitania de São Vicente por erro de demarcação da Capitania de Santo
Amaro. Em 1654, foi aí construído o Convento dos Franciscanos.
Turismo
É um dos mais antigos municípios brasileiros, criado em 1532 com o nome de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém. Foi, durante certo período, a sede da antiga capitania de São Vicente.
A princípio Itanhaém permaneceu até o começo do Século XX como apenas como uma pacata e isolada
vila de pescadores e agricultores caiçaras. Itanhaém só se tornou um cidade com viés turístico, atraindo visitantes temporários de outras partes, após a chegada da ferrovia ao local . Foi assim, inclusive, recebendo turistas que chegavam pela ferrovia, em busca das belas e intocadas praias, ilhas e morros, que nasceram e se desenvolveram bairros afastados como o Bairro do Poço, atual Belas Artes e Suarão , todos na primeira metade do Século XX. O turismo existia na então cidade, mas ainda era pequeno até, pela precariedade dos meios
de transporte, uma vez que a única opção era a Linha Santos-Juquiá (Sorocabana) . O turismo no município sofreria o salto definitivo com a inauguração da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em 1961. A partir desse ano, o acesso à cidade ficou muito prático para os turistas que estivessem de carro, vindo de qualquer parte do estado . Ainda em 1961, a Breda Turismo passou a operar uma linha de ônibus ligando a cidade à Grande São Paulo .
Entre os inúmeros atrativos turísticos da cidade podemos destacar as praias, os rios navegáveis, os passeios de barco rio acima ou em alto-mar, a Mata Atlântica semi-intocada (que valeu à cidade o apelido de "Amazônia Paulista"), as reservas indígenas habitadas, o Centro velho com o Beco de Sant'Anna e a Casa de Câmara e Cadeia,a Igreja Matriz
de Sant'Anna, as Ruínas do Convento, a Cama de Anchieta, o Morro do Sapucaitava, o Costão, as Ilhas marítimas da Queimada Pequena e da Queimada Grande, etc .
A Cama de Anchieta é uma formação rochosa que, segundo reza a lenda, por seu desenho plano escavado pela ação do mar e pelo vento, no costão da Praia dos Sonhos, em Itanhaém, tornou-se o local preferido do beato jesuíta José de Anchieta, para passar horas e horas descansando e encontrar inspiração para compor versos e poemas em suas andanças pela região. O local atrai milhares de visitantes,
chamando a atenção por sua beleza natural e pela deslumbrante vista em direção ao mar, da costa e dos morros que circundam o local.
Para facilitar o acesso, há uma passarela (apesar do caminho também poder ser feito pelas escorregadias pedras da costeira) construída com verba doada pelo governo das Ilhas Canárias, comunidade autônoma da Espanha e pela administração de San Cristóbal de La Laguna, município onde nasceu Anchieta. A obra facilita e permite o acesso até mesmo de pessoas com grandes dificuldades de locomoção.
O equipamento turístico foi escolhidos pelos internautas, em uma pesquisa feita pelo jornal A Tribuna de Santos, como uma das nove
maravilhas da Região Metropolitana da Baixada Santista, ao lado de conhecidos atrativos regionais como a orla da praia de Santos e a Ponte Pênsil em São Vicente. 
Geografia
Abriga parte da Área de Relevante Interesse Ecológico Ilhas Queimada Pequena e Queimada Grande, criada em 1985 e administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Seus limites são Juquitiba e São Paulo a norte, Embu-Guaçu a nordeste,
São Vicente e Mongaguá a leste, Peruíbe a sudoeste e Pedro de Toledo a oeste. O Oceano Atlântico fica ao sudeste do município.
Clima
O clima de Itanhaém é o subtropical úmido, sem meses secos, com verões quentes e invernos brandos, sendo o mês mais quente Janeiro, com uma média de 24°C e o mais frio é julho, com uma média de 17°C.
Transporte
O município possui linhas municipais, além do apoio auxiliar de pequenas linhas turísticas.
Há uma Rodoviária Interestadual, ligando a cidade tanto a outros municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista, quanto à Capital São Paulo, a Osasco, a São Bernardo do Campo, assim como a cidades do Vale do Ribeira e até dos estados do Paraná e de Santa Catarina, tais como Curitiba, Florianópolis e Joinville.
A cidade possui Ferrovia, mas ela está abandonada e os trens de passageiros não circulam desde a Década de 1990.
A cidade possui ainda um aeroporto estadual, o qual é capacitado pra receber pequenos aviões e helicópteros:
Aeroporto de Itanhaém (asfaltado)
Igreja CatólicaO unicípio teve grande influência da Igreja Católica Apostólica Romana, desde sua origem em 1532, quando da fundação do povoado, quando recebeu o título de "Conceição de Itanhaém", devido à verdadeira data de fundação, 8 de dezembro, dia dedicado a Nossa Senhora da Conceição
No mesmo ano, deu-se início, pelos jesuítas, à construção de uma ermida, no alto do Morro Itaguassú, dedicada à padroeira Nossa Senhora da Conceição. Entretanto, somente no ano de 1553, com a criação da "Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém", a irmandade primaz do Brasil, é que foi encomendada, de Portugal, uma imagem da padroeira, a qual introduziu o culto mariano no país, conhecida como a Imaculada Conceição, também chamada de
"Virgem de Anchieta" (pois o beato padre José de Anchieta inspirou-se nela para escrever a obra literária: "Poema à Virgem"), que se encontra, hoje, na Igreja Matriz de Sant'Anna. A Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém ainda hoje resiste no município, desempenhando papel importante na condução da festa da padroeira da cidade. O convento é tombado como patrimônio da cidade.
No ano de 1561, surgiu a Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, desvinculada da Paróquia de São Vicente Mártir, no então povoado que vinha se estabelecendo aos pés do Morro Itaguassú e se manteve como única instituição católica até o ano de 2007, quando ocorreu o seu desmembramento e a criação da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus, no bairro de Belas Artes e, no ano seguinte, a denominação de pró-paróquia à Igreja de Nossa Senhora de Sion, no bairro do Suarão
autorizado mas não iniciado.












Nenhum comentário:

Postar um comentário