terça-feira, 24 de junho de 2014

TURISMO EM PORTO ALEGRE-RS


                                                            Porto Alegre-Turismo




Lançador, símbolo dos gaúchos, na entrada da cidade
O turismo em Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul, no Brasil, vem recentemente ganhando espaço na economia da cidade. Com quase trezentos anos de história e sendo hoje uma das mais importantes capitais do Brasil, Porto Alegre oferece uma variedade de atrações para os visitantes, desde suas belezas naturais, passando por seus pontos históricos e seus centros de alta tecnologia, chegando à sua vida cultural e sua vida noturna, famosas por manterem espaços de arte, casas noturnas e bares tradicionais, com seus shows, peças de teatro, concertos.
Em Porto Alegre vivem ou viveram muitos escritores, intelectuais, artistas e políticos que marcaram a história do Brasil. A cidade, que é capaz de produzir eventos como o Fórum Social Mundial , Fórum Internacional de Software Livre e a Bienal de Artes Visuais do Mercosul É também a capital que projetou do Rio Grande do Sul para o mundo jogadores de futebol como Ronaldinho Gaúcho e Alexandre Pato, e campeões olímpicos como Daiane dos Santos e João Derly.
Dentro do Mercosul Porto Alegre é um
centro estratégico, equidistante tanto de Buenos Aires e de Montevidéu, quanto de São Paulo e do Rio de Janeiro. Para quem chega em terras gaúchas, é o grande centro urbano das principais rotas e atrativos turísticos do Estado. No centro geográfico do Cone Sul, Porto Alegre é uma das 24 cidades do futuro no levantamento World Winning Cities, da consultoria anglo-americana Jones Lang La Salle. E há razões para isso. A cidade é um pólo de serviços e infra-estrutura de qualidade reconhecidas, base de grandes empresas nacionais e internacionais e um dos principais destinos de eventos internacionais que se realizam no Brasil.
Ao lado da força econômica, Porto Alegre é uma cidade verde e berço dos primeiros movimentos ambientalistas do Brasil na década de 1970. A capital está situada às margens do lago Guaíba, é cercada por 40 morros e possui várias de ilhas fluviais. A metrópole gaúcha, de 1,5 milhão de habitantes, possui 1,3 milhões de árvores plantadas em vias públicas, vários parques e áreas de preservação ambiental. Além disso, seu território possui 30% de área rural preservada e produtiva. Este conjunto de natureza viva confere à cidade um índice de área verde por habitante acima dos padrões recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Tradição gaúcha
Da culinária étnica, com sabores de várias partes do mundo, à cozinha regional, a gastronomia é um atrativo à parte em Porto Alegre. E há opções curiosas como o peixe na taquara, preparado e servido por pescadores na Ilha da Pintada. Na capital dos gaúchos não falta o churrasco, sempre bem servido em casas de carnes, churrascarias e nos restaurantes de Centros de Tradições Gaúchas, os CTGs.
Em Porto Alegre funcionam cerca de 50 CTGs e o folclore é sua principal atração. Na mesa, o chimarrão, uma infusão típica da região, antecede o churrasco e as demais especialidades da gastronomia regional.
Nos palcos, os ritmos musicais gaúchos do vaneirão, chamamé, milonga e chimarrita, variações das danças de salão centro-européis populares do século XIX, como a valsa, a polca e a mazurca.
As Cavalgadas da Lua Cheia, na rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre na Zona Sul da cidade, são uma legítima experiência para o visitante que quiser vivenciar usos e costumes do gaúcho.
Linha Turismo

Linha Turismo é um serviço de ônibus especial, operado pela Secretaria Municipal de Turismo, que realizada city tours pelos principais pontos turísticos da cidade. Em funcionamento desde janeiro de 2003, já superou os 340 mil passageiros.
O ônibus realiza dois roteiros diferenciados. O "roteiro tradicional", de 80 minutos, contempla a àrea do Centro Histórico da cidade e bairros próximos, passando por atrativos como Mercado Público, Paço Municipal, Praça da Matriz, Usina do Gasômetro, Cais Mauá e a contemporânea Fundação Iberê Camargo. Já o "roteiro Zona Sul", com duração de cerca de 90 minutos, contempla atrativos como o calçadão da Praia
de Ipanema, na orla do Guaíba, o Santuário Mãe de Deus no Morro da Pedra Redonda, e propriedades da área rural da capital.
Com layout exclusivo, colorido, e quase quatro metros de altura, o ônibus possui dois andares. O superior é aberto e o mais disputado pelos passageiros, que têm dalí uma visão panorâmica da cidade. O passeio conta com guia de turismo especializado que utiliza um sistema de áudio para orientar os passeios em três línguas, o português, inglês e espanhol. O ônibus é equipado ainda com câmeras de segurança e acessibilidade universal.
Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho ou simplesmente Ronaldinho, é um futebolista brasileiro, que atua como meia e atacante. Atualmente, joga no Clube Atlético Mineiro.
Nascimento: 21 de março de 1980 (34 anos), Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Altura: 1,81 m
Time atual: Clube Atlético Mineiro
Salário: 9,6 milhões BRL (2013)
Filho: João de Assis Moreira
Filiação: Miguelina Elói Assis dos Santos, João de Assis Moreira

Daiane dos Santos-Ginasta
Daiane Garcia dos Santos é uma ex-ginasta brasileira, que compete em provas de ginástica artística. Daiane foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial.
Nascimento: 10 de fevereiro de 1983 (31 anos), Porto Alegre, Rio Grande do Sul   Altura: 1,46 m -  Rio Grande do Sul





João Derly de Oliveira Nunes Júnior é um ex-judoca brasileiro, da categoria meio-leve, e atualmente vereador de sua cidade natal.
Nascimento: 2 de junho de 1981 (33 anos), Rio Grande do Sul

                          




            GALERIA DE FOTOS DO TURISMOS DE PORTO ALEGRE                                               




























   

Nenhum comentário:

Postar um comentário