terça-feira, 7 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE SÃO LUIZ DO PARAITINGA


São Luiz do Paraitinga é um município do estado de São Paulo, no Brasil.
Etimologia
O nome "Paraitinga" é uma referência ao Rio Paraitinga. Existem duas possibilidades etimológicas para o nome do rio, ambas baseadas na língua tupi:
"afluente claro do rio grande", através da junção de pará (rio grande), 'y (rio) e ting (branco)
"rio grande ruim claro", através da junção de pará (rio grande), aíb (ruim) e ting (branco) .
História
Foi fundada em 1769 por bandeirantes oriundos de Taubaté, Mogi das Cruzes e Guaratinguetá , sendo elevada a vila e sede de concelho em 1773. Tornou-se cidade em 1857 e declarada estância turística a em 2002. Em 1873, recebeu o título de Imperial Cidade, conferido por dom Pedro II do Brasil .
Inundações e deslizamentos de terra no Rio de Janeiro e São Paulo em 2010
Nos primeiros dias de 2010, a cidade sofreu com uma forte enchente do
Rio Paraitinga que a fez perder oito de seus edifícios históricos,10 incluindo a Igreja Matriz do município, construída no século XVII. A Igreja Matriz do município era o principal símbolo da cidade e desabou sobre si mesma devido à chuva.

As imagens foram registradas por um cinegrafista amador e exibidas em vários telejornais do país.
Após as enchentes, para a reconstrução da cidade, foram recebidos cerca de R$ 15 milhões do Ministério da Integração Nacional para a contenção de encostas e reconstrução de pontes e estradas, e cerca de R$ 100 milhões do governo do estado para a reconstrução de prédios públicos, recuperação de estradas, reforma de escolas e construção de uma nova biblioteca . Em dezembro de 2010, o
Centro Histórico de São Luiz do Paraitinga foi declarado como patrimônio cultural nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN)  . O tombamento permitiu a reconstrução de diversas construções históricas, incluindo a Igreja Matriz São Luís de Tolosa, prevista para ser reinaugurada em abril de 2014 .
Estância turística
São Luiz do Paraitinga
é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "estância turística", termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Praça Oswaldo Cruz
Dentre seus atrativos, destacam-se, na área urbana, seu conjunto arquitetônico, com mais de 450 imóveis, numa área superior a 6,5 milhões de metros quadrados, declarados como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) .
No turismo ecológico e de aventura, destacam-se várias trilhas, como a da Pirapitinga, do Corcovado,
 do Poço do Pito, do Ipiranga e do Rio Grande e os raftings no Núcleo Santa Virgínia, com duração de 6 horas e Brazadão, com duração de 4 horas: ambos realizados no Rio Paraibuna.
Carnaval
O carnaval de marchinhas foi reinventado e está mais vivo e forte do que nunca, recebe a cada ano
mais turistas e é destaque na imprensa nacional e internacional. Durante o período carnavalesco, todos os dias blocos se apresentam, cada um com sua fantasia e
marchinha específica. Os mais conhecidos são os blocos Juca Teles, Maricota e Gabriel Barbosa (O Bexiga).
Geografia
Localiza-se a uma latitude 23º13'18" sul e a uma longitude 45º18'36
oeste, estando a uma altitude
de 741 metros. Sua população estimada em 2004 era de 10 689 habitantes. Pertence à terceira Região Administrativa do Estado de São Paulo - Vale do Paraíba
Hidrografia
Rio Paraitinga
Rio Parnaiba
rio do Chapeu
Rodovia Oswaldo Cruz
Rodovia Nelson Ferreira Pinto

Filhos Ilustres
































Nenhum comentário:

Postar um comentário