domingo, 29 de dezembro de 2013

ESTÂNCIA TURISTICA DA CIDADE DE APARECIDA DO NORTE

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE APARECIDA SP
Aparecida é um município na Microrregião de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, no Brasil. Sua população estimada em 2004 era de 35 754 habitantes. Possui uma área de 120,9 km² e uma densidade demográfica de 294,92 habitantes por quilômetro quadrado.
É popularmente denominada Aparecida do Norte em razão da estação ferroviária inaugurada em 1877 pertencente à linha da Estrada de Ferro do Norte (depois Estrada de Ferro Central do Brasil).
Estância turística
Aparecida é um dos 29 municípios paulistas
considerados "estâncias turísticas" pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante, a esses municípios, uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de "Estância Turística", termo pelo qual passou a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

Turismo
Basílica Velha
Chamada de Basílica Velha, a Matriz Basílica de Nossa Senhora Aparecida é o símbolo da Capital Mariana do País.
Inaugurada em 1745, passou por reformas e ampliações que estão sendo registradas nas diversas datas cravadas nas paredes externas.
Construção do estilo barroco, a Matriz Basílica é conhecida pelos peregrinos como a antiga casa de Nossa Senhora Aparecida.
Destaque para suas duas torres, os sinos em órgão usados nas missas e celebrações
Em língua tupi, "Itaguaçu" significa "Pedra Grande", através da junção dos termos itá ("pedra") e gûasu ("grande") . Antigo Bairro das Pedras, é o local onde, na curva do Rio Paraíba do Sul, foi encontrada a imagem da santa e, por isso, recebe grande número de visitantes.
O Porto Itaguaçu foi transformado em ponto turístico e a inauguração das novas instalações deu-se em 11 de outubro de 1997. O monumento
Os Três Pescadores, escultura do renomado artista Chico Santeiro, esculpida em 1970, foi preservado.
A capela, obtida por recurso de uma parede de vidro atrás do altar, permite compor um ambiente ecológico religioso adequado à interiorização e à oração.
Completam a estrutura de recepção turística: iluminação, sanitários, água potável, e segurança 24 horas.
Pode-se chegar lá em um passeio de charrete e subir ou descer o Rio Paraíba do Sul em passeio de balsa.

Rio Paraíba do Sul
O rio Paraíba do Sul é um rio brasileiro que banha os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o rio mais importante do estado do Rio de Janeiro.
O rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos rios Paraitinga e Paraibuna.
Foi neste rio que encontraram a estátua de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em meados de 1717.
Basílica de Nossa Senhora Aparecida
A Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, está localizada na cidade de Aparecida, no interior do Estado de São Paulo, Brasil. É o segundo maior templo católico do mundo, menor apenas que a Basílica de São Pedro no Vaticano. Foi solenemente sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo II3 quando ele visitou o Brasil pela primeira vez. Em outra de suas visitas, passando por Aparecida, abençoou o Santuário e, em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, elevou a Nova Basílica a Santuário
Nacional. Localiza-se no centro da cidade, tendo como acesso a "Passarela da Fé", que liga a basílica atual com a antiga, ambas visitadas por romeiros.
Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo papa João Paulo II e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou, oficialmente, a basílica de Aparecida como Santuário Nacional.
De estilo neorromântico, foi projetada pelo arquiteto Benedito Calixto Neto.
A basílica nova conta, basicamente, com quatro naves juntando-se em cruz, em cuja interseção ergue-se a imponente cúpula.
Igreja de São Benedito
Foi inaugurada em 1924 e tem proporção modesta e encimada por uma única torre campanário.
Tem, como seu maior destaque, as figuras de anjos, esculpidas por Chico Santeiro, que enfeitam a porta e os beirais da igreja.
Apesar de modesta, a Igreja de São Benedito transforma-se durante a festa de seu padroeiro, quando torna-se o maior centro de manifestações folclóricas-religiosas do Vale do Paraíba, recebendo milhares de peregrinos devotos do santo de todos os cantos do país.
São Benedito nasceu na Itália e sua fé e dedicação aos pobres fez dele um dos santos mais venerados do Brasil.
Relógio das Flores
O primeiro relógio de flores do Vale do Paraíba, com 9 metros de diâmetro, foi inaugurado
em 2 de dezembro de 2003, na Praça Victor Coelho de Almeida.
Nele, estão plantadas mais de 4 000 mudas de todo o Brasil.
Junto ao relógio, estão dois painéis que retratam um
pouco da historia da cidade.o relogio encontra-se
inativo.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário