sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA HIDROMINERAL DE IBIRÁ


Ibirá é um município brasileiro do Estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º04'49" sul e a uma longitude 49º14'27" oeste, estando a uma altitude de 446 metros. Tem uma população de 10.896 habitantes (IBGE/2010) e área de 271.9 km².2 Ibirá pertence à Microrregião de São José do Rio Preto.
Estância hidromineralIbirá é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

Ibirá, tem suas origens nas terras doadas por D. Pedro II, o Imperador, para Antônio Bernardino de Seixas e seus filhos João e José Bernardino de Seixas, que por volta de 1878-1880, acamparam a beira do Córrego das Bicas, onde localiza-se hoje o Distrito de Termas de Ibirá.

Teve como primeira denominação, Cachoeira dos Bernardinos, posteriormente, Freguesia da Cachoeira, e Freguesia de Ibirá. Em Agosto de 1906, pela Lei nº. 996, era criado o Distrito de Paz, que em 13 de maio de 1913, foi elevado a categoria de Distrito Policial.

Em 12 de dezembro de 1921, elevou-se a categoria de Município, através da Lei nº. 1817, sendo solenemente instalado em 22 de março de 1922.

Passou a ser considerado Estância Hidromineral pelo Decreto Lei nº. 13.157, de 30 de dezembro de 1942.

A cura através das águas vanádicas, começaram com os índios, por volta de 1770, que curavam suas doenças banhando-se nelas. O efeitos curadores permanecem e tais curas têm comprovação.

A denominação “Ibirá”, é originária da língua tupi-guarani (IBIR) e traduz-se como “fibra” ou “embira” ou "envira", retirada da casca de certas árvores, abundantes no território, que os índios utilizavam para tecer seus utensílios.

Grande destaque de Ibirá é o Bairro de "Vila Ventura". Localizado a aproximadamente 14 km da sede do município, se destaca pela tranquilidade e pela serenidade de seus moradores. No mês de outubro se celebra uma grandiosa quermesse em louvor a Nossa Senhora Aparecida, muito famosa na região.


Atualmente os estabelecimentos de saude municipal passa por reforma e esta sendo construida mais unidade

Cultura

Outro grande mérito do município é um grupo de teatro local chamado "Arte das Águas", que se destaca na região como um grupo especializado em produções de cunho social, com o intuito de ajudar a vida do ser humano o grupo começou a carreira com o Espetáculo Anjos Invisíveis, que trata de violência doméstica moral contra as crianças. Tal espetáculo lhes renderam prêmios e notoriedade regional, se destacando como o primeiro grupo teatral a se formar que levasse o nome do município, para âmbitos culturais maiores.

Este ano de 2013 a cidade organizará a 22ª Festa do Peão, aguardada desde 2011 ano da última edição. 4 noites de pura festa, diversão, montarias e claro shows sensacionais. A festa dará início no dia 2 de outubro e o término dia 5. Milionário e José Rico fará o show de abertura, dia 3 Kléo Dibah e Rafael, dia 4 Lucas Lucco e Thaeme e Thiago canta no término da festa. A festa será realizada no recinto André Colombo com apoio da Câmara Municipal e realizaçao da APEBOI (Associaçao dos Peões de boiadeiro de Ibirá).

Festival de Teatro

No ano de 2011 a Prefeitura de Ibirá deu incio a um evento que pretende ser tradicional no municipio pela grande repercussão do primeiro ano, o FESTIB - FESTIVAL DE TEATRO de IBIRÁ. São 6 dias de festival com apresentação de espetáculos de todo o Brasil, que fazem a movimentar a cultura da cidade . O festival acontece no final de Junho, dias antes do tradicional FIT - Festival Internacional de Rio Preto.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário