segunda-feira, 7 de julho de 2014

RIO QUENTE-GO - TURISMO

                                                                       Rio Quente


Rio Quente é um município brasileiro do estado de Goiás. A cidade é conhecida em todo o Brasil por abrigar o complexo turístico do Rio Quente Resorts (antigamente conhecido como Pousada do Rio Quente Resorts).
História
Rio Quente foi descoberto em 1722 por Bartolomeu Bueno Filho um bandeirante que veio junto com sua tropa explorar a região. Diz a história que seu cão, fugiu de seu dono e entrou em um rio quente, de água escaldante, ao ouvir os gritos do cão, o bandeirante foi ver o que tinha ocorrido. Ele logo percebeu que era um rio de água quente. Após o resto do mundo saber da notícia, a região começou a receber turistas de diversas partes do mundo.
Está próximo ao município de Caldas Novas, cidade turística que junto a Rio Quente formam a maior estância hidrotermal do mundo. Em relação a dimensão territorial o município tem uma agricultura pouco significativa, sua renda é quase totalmente oriunda do turismo.
Como seu foco maior é a economia turística, recebe um número cada vez maior de turistas estrangeiros de países como: Japão, Estados Unidos, Argentina, México, Inglaterra, Portugal, Itália,  França segundo pesquisas locais. Rio Quente possui a 2ª maior renda per capita do Brasil.
A cidade de Rio Quente foi emancipada em 11 de maio de
1988 depois de um longa briga política para poder se desmembrar de Caldas Novas e após votação popular, através de um plebiscito deixou de ser povoado Caldasnovense e se tornou a cidade de Rio Quente emancipada. situa-se numa região de clima tropical quente e úmido, com chuvas de verão, principalmente nos meses de novembro à março, com uma temperatura média anual de 28°C, oferecendo aos seus visitantes excelentes condições climáticas para desfrutar suas belezas durante o ano todo.
Os principais bairros da cidade são:
Bairro Esplanada: onde se encontra o complexo turístico da cidade e consequentemente o Rio Quente Resorts.
Bairros Solón Amaral I e II: Bairros onde se concentram a maioria da população. É o bairro que se expandiu na emancipação política do municipio e onde se encontra a Praça dos Ipês que é famosa pela sua decoração e como uma das praças públicas mais belas do estado de Goiás;


Fauna II: situado ao pé da Serra de caldas, foi construído junto a programas sociais e casas financiadas pela Caixa Econômica Federal, e um bairro que se expandiu rapidamente;
O município conta ainda com grandes condomínios, hotéis, grandes prédios, chalés, resorts, pousadas, parques, recantos, áreas verdes protegidas pelo Ministério do Meio Ambiente

O município que antes era distrito de Caldas Novas, está em posição geográfica privilegiada, próximo de Goiânia, Brasília, Uberlândia, Uberaba, São Paulo (cidade) e do rico interior paulista, de onde se origina o maior percentual da demanda de turistas.
Sua fonte de recursos está no complexo turístico do Rio Quente Resorts (anteriormente Pousada do Rio Quente Resorts) que está localizado no bairro Esplanada, e é um resort de renome nacional que foi por muitas vezes eleito pela revista Exame como o melhor resort do Brasil.
O Rio Quente Resorts emprega a maioria da população do município de Rio Quente, além de pessoas de municípios vizinhos, tais como Caldas Novas e Morrinhos. Dentro do complexo do Rio Quente Resorts fica localizado o Hot Park, que é um dos maiores parques aquáticos do Brasil, tal como o Beach Park de Aquiraz (CE), o Wet 'n Wild de Itupeva (SP) e o Rio Water Planet do Rio de Janeiro (RJ). Todas as piscinas do Hot Park são piscinas de água quente, sendo que a água é renovada constantemente, devido ao grande volume que brota das suas principais fontes termais
O volume de água produzido pelas nascentes resulta numa vazão constante de 6.228.000 litros/hora, completando assim, uma marca superior a 149 milhões de litros a cada 24 horas. Possui ainda, Centro de Convenções para sediar eventos nacionais e internacionais, como convenções, congressos e seminários.
No Bairro Esplanada, por onde passa o Rio de águas quentes, encontra-se os Hotéis Thermas Paradise Residence Service, Recanto das Águas Quentes, os Chalet's Vivendas das Thermas, o Condomínio Stay House unidades I e II e os Campings Esplanada e Rio Quente
com estrutura completa para receberem seus visitantes e o suntuoso IMG Hotel Águas da Serra está localizado as margens do maior rio de águas termais do mundo.
É na Esplanada, dentro do complexo do Rio Quente Resorts (RQVC), ao lado do Hot Park,

que está a famosa Praia do Cerrado, maior praia artificial (com ondas) e água quente natural do mundo. Apesar de ser artificial, a Praia do cerrado é um lugar deslumbrante, uma paisagem maravilhosa. Conta com Bares aquáticos (Piers), Quadras de Voleyball, Beach Soccer, Rodeada por Coqueiros, Pedras, uma espécie de Chalé na areia da praia onde pode ser alugado para descanso e afins e várias outros detalhes que tornam o cenário ainda mais belo.



A Praia do Cerrado recebe desde 2009 a Copa Latina de Beach Soccer que acontece anualmente e é transmitida pela Rede Globo.
No município vizinho de Caldas Novas, há ainda o Aeroporto de Caldas Novas, que é o aeroporto mais utilizado pelos turistas que visitam a região.



                                         GALERIA DE FOTOS  RIO QUENTE TURISMO






















































Nenhum comentário:

Postar um comentário