terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

ESTÂNCIA HIDROMINERAL ÁGUAS DE SANTA BÁRBARA







Águas de Santa Bárbara é um município brasileiro, localizado no interior do estado de São Paulo. 
Águas de Santa Bárbara é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
Estância termal, ou termas, também conhecidas como cidade-spa, é a designação dada a um complexo turístico de características particulares, cujo objectivo é facultar as condições necessárias ao
desenvolvimento de terapias com águas minerais, da própria região, através de banhos de imersão, jacto de água, vapor ou ainda ingerindo essa mesma água quando lhe são reconhecidas propriedades medicinais.

O nome de terma vem do latim therma, nome dado pelos antigos Romanos aos estabelecimentos onde realizavam seus banhos públicos, costume que era muito apreciado.

O Norte de Portugal particularmente desenvolveu
várias estâncias termais, em resposta ao entusiasmo dos Portugueses e estrangeiros pelas águas termais portuguesas e o recurso a férias saudáveis mantendo desta forma uma tradição milenar que remonta ao período de ocupação Romana.

Dispondo em boa parte de instalações desportivas e um ambiente relaxante, o sucesso dos tratamentos e a cura para as maleitas do corpo é um facto consumado. Embora a maioria encerre durante a época baixa (Inverno), no caso das Caldas de Chaves e da Curia permanecem abertas durante todo o ano.

Vindos de Minas Gerais, Francisco Dias Baptista e Pedro
Dias Baptista, filhos do conhecido Capitão Apiaí (Ignácio Dias Baptista), fundaram em 20 de abril de 1868 a vila de São Domingos as margens do rio Pardo, o que posteriormente originou o nome na cidade de Santa Bárbara do Rio Pardo. Em 3 de abril de 1876 passou de Distrito a Município, e em 1 de julho de 1978 o nome foi alterado para Águas de Santa Bárbara, hoje Estância Hidromineral. Suas águas são indicadas principalmente para o
tratamento de doenças de pele. Clima ótimo e muito tranquila com recantos agradáveis é muito procurada para o descanso. Hotéis, pousadas, balneário, piscinas de água mineral, cachoeiras e outros passeios são mais motivos para a fama da cidade.

Igreja Católica
O município pertence à Arquidiocese de Botucatu
Estância termal, ou termas, também conhecidas como cidade-spa, é a designação dada a um complexo turístico de características particulares,
Adicionar legenda
cujo objectivo é facultar as condições necessárias ao desenvolvimento de terapias com águas minerais, da própria região, através de banhos de imersão, jacto de água, vapor ou ainda ingerindo essa mesma água quando lhe são reconhecidas propriedades medicinais.
Transporte


Turismo

































Nenhum comentário:

Postar um comentário