sábado, 11 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PARANAPANEMA

PARANAPANEMA-ESTÂNCIA TURÍSTICA 




Paranapanema é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 23º23'19" sul e a uma longitude 48º43'22" oeste, estando a uma altitude de 610 metros. Sua população estimada em 2004 era de 16.902 habitantes.
Estância turística

Paranapanema é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História

Em 1856 Fernando de Melo doou terras para o povoado de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Já em 20 de abril de 1859 foi criada a freguesia de Bom Sucesso que pertencia ao município de Itapeva. Só em 30 de novembro de 1944 ganhou autonomia e recebeu o nome de Paranapanema que significa em tupy rio sem peixe.

Geografia

Possui uma área de 1.019,841 km². A cidade fica a margem do rio Paranapanema. Servida pela Rodovia Raposo Tavares.

Hidrografia

Rio Paranapanema
Rio Apiaí-Guaçu
Rio Guareí
Rio de Santo Inácio

Rodovias

SP-268
SP-270

Transporte

Empresa Ônibus Manoel Rodrigues
Balsa Itatinga - Paranapanema
Princesa do Norte

Filhos ilustres

Antônio Luiz Duarte
José Gonçalves Mendes
Neópulo Teodoro da Silva (Ex-prefeito)
Oswaldo Franco ou Dino Franco (cantor)
Leandro Seawright Alonso (Historiador brasileiro integrante do GT sobre o papel das igrejas durante a ditadura civil-militar brasileira da Comissão Nacional da Verdade)





























Nenhum comentário:

Postar um comentário