quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA BALNEÁRIA DE ILHA COMPRIDA



Ilha Comprida é um município brasileiro do estado de São Paulo. É uma cidade litorânea localizada a uma latitude 24º44'28" sul e a uma longitude 47º32'24" oeste, estando a uma altitude a nível do mar. Situa-se na Mesorregião do Litoral Sul Paulista e na Microrregião de Registro, ficando a uma distância 209 km da capital. Seu território comprido e estreito possui uma área 188,530 km, e sua população em 2011 era estimada em 9 203 habitantes.
História
A história de Ilha Comprida confunde-se com as origens dos povoados de Iguape e Cananeia que, ainda no período Pré-Colonial do Brasil, foram ocupadas por degredados europeus aliados aos povos indígenas da região.
No final do século XVIII, a ilha recebe os primeiros sinais de ocupação europeia, com a fundação da Vila de Nossa Senhora da Conceição da Marinha, no lado oposto da barra do Rio Sabaúna. No início do século XX começa a se desenvolver a vila de Pedrinhas,
tradicional povoado de pescadores.
Em 1938 o território de Ilha Comprida, estimado em 74 km de largura, foi dividido entre as cidades de
Iguape e Cananeia, ficando cada uma delas com 70 e 30 por cento do território, respectivamente.
A partir da década de 1950 o território passa a ser ocupado de maneira mais efetiva. A travessia para as cidades vizinhas era feita por meio de balsas localizadas à altura dos bairros do Boqueirão Sul -- na passagem para Cananeia -- e no Boqueirão Norte -- para chegar a Iguape.
Em meados da década de 1980 começou um movimento pela emancipação política de Ilha Comprida. Em plebiscito realizado em 27 de outubro de 1991, a população local decidiu pela criação do novo município. Em 5 de março de 1992, data que marca a fundação da cidade, Ilha Comprida tornava-se independente
.
No ano de 2000 o acesso a Ilha Comprida foi melhorado após a inauguração de Ponte Prefeito Laércio Ribeiro, que faz a ligação com o município de Iguape. No decorrer da última década, a cidade assistiu a um crescente aumento no número de turistas, ao mesmo tempo em que busca promover o desenvolvimento econômico através da conservação do seu patrimônio ambiental e cultural.
Geografia
Ponte sobre o Mar Pequeno, acesso a Ilha Comprida, antes feito por balsa.
Possui uma área de 188,5 km². Possui esse nome devido a sua característica peculiar de ter 74 km de extensão e, no máximo, 4 km de largura em alguns pontos.
Com 74 quilômetros de praias, áreas de mangues, sítios arqueológicos, matas, dunas e espécies raras de aves, a Ilha Comprida é uma das últimas áreas remanescentes da Mata Atlântica e um dos últimos ecossistemas não poluídos do litoral brasileiro. Faz parte do Complexo Estuário Lagunar de Iguape - Paranaguá, que constitui um dos maiores viveiros de peixe e crustáceos do Atlântico Sul. Por possuir importância ambiental, a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a incluiu como Reserva da Biosfera do Planeta.
O município que tem 100% de seu território - 252 quilômetros quadrados -, incluído em Área de Proteção Ambiental, desenvolve ações estruturais para se transformar em Cidade Modelo do Turismo Sustentável.
As dunas de Ilha Comprida se espalham ao longo da orla nas proximidades do Mar Pequeno e são passeios obrigatórios. As dunas do Araçá, que ficam 7,5 quilômetros do lado esquerdo do Boqueirão, reservam surpresas aos visitantes com muitas formações, altura de até dez metros e uma linda vista para o mar. Também são encontradas no
caminho do Boqueirão Sul em grandes extensões. Algumas delas terminam nas lagoas. Conhecer as dunas da Ilha é um passeio inesquecível na natureza. As aves típicas são um espetáculo à parte.
Estância balneária
Ilha Comprida é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto
pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Localização das praias

Do Boqueirão Norte/Ponta da Praia
Praia do Encanto (km 0) - Balneários Britânia e Samburá
Praia do Icaraí (km 0,67) - Balneários São Martinho, Sarnambi, Marusca A e Icaraí de Iguape
Meu Recanto (km 2,10) - Balneários Iguape, Meu Recanto, Adriana, Recanto da Pesca, Marisol e Carolina
Praia Mar Azul (km 3,07) - Balneários Yemar, Porto Velho II, Araça, Xandu, Wikiki, Márcia, Mar e Luz, Mar Azul, *Redentor, Sunset, Recanto Adrimar e Jamaica
Ponta da Praia (km 10,34) - Balneários Saveiros, Mares do Pontal, Ponta da Praia e Recanto Ana Cristina
 Esporte e Cultura somente imagens













Transporte escolar - segurança e saúde





Nenhum comentário:

Postar um comentário