
Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis .
História
Vista da orla marítima da cidade
.jpg)
Em 1836, chegou ao local Thomaz Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido. Em 1848, passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884, foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú.
A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando se emancipou de Camboriú, passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo "Balneário" incorporado no nome. Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.
Atualmente, a população é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos.
.jpg)
Hoje, é comum a prática de bocha na praia entre as pessoas de mais idade, e atividades aeróbicas como caminhada, corrida, passeios de bicicleta para os moradores da região central. Durante o verão, o município é tomado por turistas do Paraná, Rio Grande do Sul, Chile e Argentina, que, no alto verão, são em maior número que os próprios moradores. Além da praia, a vida noturna é bastante importante.
O município é conhecido nacionalmente pelos eventos de triatlo e semelhantes (como o Mundialito de Fast Triathlon e o Mundial de Mountain Bike).
A parte sul da cidade, bem como seus arredores, é muito conhecida pelas casas sertanejas e baladas mundialmente conhecidas, como a Green Valley.
Capela de Santo Amaro
A Capela de Santo Amaro, antiga Igreja Matriz do Bom Sucesso, ajuda a contar história da região.
É uma edificação singela, quase desprovida de ostentação, seguindo em linhas gerais o "modelo original" da Igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda (Pernambuco), que serviu de base para a arquitetura luso-brasileira até o limiar do século XX. Tombada como Ptrimônio Histórico pelo Estado de Santa Catarina através do Decreto 2 992, de 25 de junho de 1998, e pelo município de Balneário Camboriú pelo Decreto 3 007, de 10 de setembro de 1998, a Capela passou por intervenção de restauro no ano de 2008, com recursos estatuais e municipais.
Sua construção foi autorizada no início do século XIX, mas especula-se que somente no ano de 1849 a obra foi iniciada, no antigo "arraial do Bom Sucesso". A assimetria nas paredes laterais, as vigas de arranque na parte posterior da edificação, a diferença de materiais e a incomum mudança de Matriz para Capela indícios que o projeto original foi descartado, e a obra continuada de forma mais simplificada. Segundo a história oral resgatada na comunidade, isso se deve ao fato da comunidade ter encontrado recursos naturais potencialmente mais rentáveis rio acima, mudando a sede para onde hoje é o município de Camboriú, do qual Balneário Camboriú se emancipou em 1964. A Capela situa-se no Bairro da Barra, em frente à Praça dos Pescadores e da Escola de Arte e Artesanato sediada na Casa Linhares.
.jpg)
Posteriormente, a casa abrigou a primeira farmácia da Barra, e uma barbearia e hoje abriga a sede da Escola de Arte e Artesanato "Cantando, Dançando e Tecendo nossa História", devido a suas características estéticas, históricas e por sua localização, em frente à Capela de Santo Amaro e da Praça dos Pescadores.
GALERIA DE FOTOS TURISMO CAMBORIU
Nenhum comentário:
Postar um comentário