sábado, 19 de outubro de 2013

Parque Ibirapúera


O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade e só perde em tamanho para o Parque do Carmo e o Parque Anhanguera.
No site do Parque Ibirapuera você encontra os dados completos, história completa e documentos de tombamento, regulamento e programação cultural.

O parque é hoje administrado pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, mas dentro dele há inúmeros, nome usado para identificar os museus, auditório, bienal e outros espaços administrados por fundações ou outras secretarias municipais ou estaduais. Dentro do site do Parque, seção equipamentos, existe a descrição de cada um deles.
O parque conta com ciclovia e treze quadras iluminadas, além de pistas destinadas a cooper, passeios e descanso, todas integradas à área cultural. Sua área é de 1,584 km², e os seus três lagos artificiais e interligados ocupam 15,7 mil m
A região alagadiça (Ibirapuera (ypi-ra-ouêra) significa "pau podre ou árvore apodrecida" em língua tupi; "ibirá", árvore, "puera", o que já foi) que havia sido parte de uma aldeia indígena na época da colonização, era até então uma área de chácaras e pastagens.
.
Coube ao arquiteto Oscar Niemeyer a responsabilidade pelo projeto arquitetônico e a Roberto Burle Marx, o projeto paisagístico (embora este nunca tenha sido executado), sendo, no entanto, construído o projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.
Fotografia panorâmica de um dos lagos do Parque Ibirapuera.
Desde 1999, a Sabesp - empresa de saneamento paulista, instalou uma estação de flotação, garantindo a qualidade das águas dos lagos que compõem o parque.
Vista aérea do parque, em 2011.
O Parque do Ibirapuera fica no bairro Ibirapuera - São Paulo.

O Obelisco de São Paulo.
o Palácio das Indústrias, hoje Pavilhão Ciccillo Matarazzo ou, popularmente chamado Pavilhão da Bienal, atual sede da Bienal de São Paulo e do Museu de Arte Contemporânea o Palácio das Nações, conhecido como Pavilhão Manuel da Nóbrega, que foi sede da Prefeitura até 1992 e hoje abriga o Museu Afro Brasil;
o Obelisco do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932, o monumento de 72 metros de altura é também mausoléu dos estudantes MMDC.
o Monumento às Bandeiras, monumento em homenagem aos bandeirantes.
De construção mais recente podem ser citados o Viveiro Manequinho Lopes, o Planetário e a Escola Municipal de Astrofísica. A última construção concluída no

parque foi o Auditório Ibirapuera (inaugurado em 2005), edificação que constava nos planos iniciais do arquiteto, mas que não havia sido executada.
Antes do auditório, concluiu-se o Monumento a Pedro Álvares Cabral, de Pedro Morrone, por ocasião dos 500 anos do Descobrimento



Nenhum comentário:

Postar um comentário