segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ESTÂNCIA HIDROMINERAL AGUAS DA PRATA




Águas da Prata é um município brasileiro do estado de São Paulo, localizado a 238 km da capital, é atendida pela SP-342 que liga São Paulo a Minas Gerais, na encosta da Serra da Mantiqueira. Destaca-se por suas belezas naturais que atraem turistas de todo país.
Estância hidromineral
Águas da Prata é um dos 11 municípios paulistas considerados estâncias hidrominerais pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Hidromineral, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
História
O município de Águas da Prata deve sua existência em razão de grande quantidade de sais minerais encontradas em suas águas sendo que a origem do nome vem de uma corruptela do tupi-guarani “Pay tâ” que ao ser pronunciada pelos portugueses tornou-se “Prata” “Pay tâ” que quer dizer em tupi-guarani “água dependurada” em virtude da alta mineralização das águas que ao escorrerem próximas as minas formam estalactites. Nas nascentes era constatada a presença de animais silvestres como: antas, veados, capivaras, queixadas, porco do mato e muitos outros.
O dentista Rufino Gavião observando constatou através de uma primeira análise as múltiplas propriedades medicinais das águas existentes. A divulgação propagou-se e iniciou-se as margens da ferrovia a construção das primeiras casas, com
a construção do primeiro hotel e pensões. Em 1876 foi instalada a primeira engarrafadora de água no então bairro de São João da Boa Vista, que passou a Distrito em 1926 com denominação de estância hidromineral, obtendo sua emancipação político administrativa em 3 de julho de 1935.
Igreja Católica
O município pertence à Diocese de São João da Boa Vista.
Geografia
Igreja Nossa Senhora de Lourdes.
Interior do Balneário Teotônio Vilela.
Clima
Sua temperatura média é de 18°C, com um verão chuvoso e quente e um inverno seco e frio.
Topografia
Em sua topografia conta com dois picos:
O Mirante da Laginha, que, além de oferecer uma vista maravilhosa, tem instalados, no seu topo, várias torres de retransmissores de televisão, bem como atendimento de suporte da Cesp, Telesp, Polícia Militar, etc.
Pico do Gavião, que os aficionados de voo livre utilizam para a prática do esporte de Asa Delta e
Paraglider.
O município conta com cachoeiras, cascatas, lagos artificiais e trilhas que atendem a toda faixa etária, onde o turista tem oportunidade de experimentar um contato com a natureza.
Possui uma unidade de conservação estadual com aproximadamente 48 hectares.
A sede do município está situada no sopé da Serra da Mantiqueira numa altitude de 870m.
Demografia
Dados do Censo - 2010
População total: 7.584
Hidrografia
O rio Quartel e Rio da Prata são enriquecidos por nascente de água mineral, destacando-se as radioativas, bicarbonatadas e magnesianas.
Entre as radioativas destaca-se a Vilela, que pode ser utilizada nas dependências do Bosque, constatando em análise a existência de 186 machês de radioatividade na fonte.
Conta com um balneário de propriedade da Secretaria de Esportes e Turismo construído na década de 70, quando recebeu o prêmio de melhor balneário da América do Sul, sendo o autor do projeto Walter Toscano, também premiado como o melhor projeto arquitetônico.

Rio Jaguari Mirim
Rodovias
































Nenhum comentário:

Postar um comentário