A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.
Fundação 1560
Tipo Privado sem fins lucrativos
Especialidades Diversas
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.
História
Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560. Sua trajetória é vasta e está, desde o início, atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado, em 1884, o Hospital Central no bairro de Vila Buarque. Há 128 anos, a estrutura na região central é a sede da entidade.
Momentos importantes da história da cidade passaram pela Santa Casa. A Irmandade recebeu os soldados da Revolução Constitucionalista, participando ativamente da “Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo” e acolhendo a população carente com atendimento em todas as especialidades médicas existentes na época. Desde o início, dedicação à saúde em primeiro lugar.
Fazem parte da instituição, como próprios ou administrados como Organização Social de Saúde, 13 unidades hospitalares, duas policlínicas e uma unidade de pronto atendimento (UPA) no município de Guarulhos, três prontos-socorros municipais e toda a Microrregião Jaçanã/Tremembé composta por 11 unidades básicas de saúde. A Santa Casa é considerada hoje, o maior hospital filantrópico da
América Latina e atende cerca de 8 mil pessoas diariamente em todas as especialidades médicas.
A Santa Causa é um núcleo social da Santa Casa de São Paulo que visa arrecadação de recursos financeiros para dar prosseguimento aos projetos existentes.
O Núcleo de Captação e Desenvolvimento da Santa Casa objetiva, com a realização de projetos e campanhas, tornar públicas as necessidades e viabilizar a obtenção de recursos por meio de parcerias público/privadas priorizando a prática de boas ações, a responsabilidade social empresarial, a cidadania e a oportunidade de participação em projetos que visam a qualidade de vida das pessoas melhorando a condição de saúde e promovendo a prevenção. Existem diferentes formas de participar, escolha uma e ajude a realizar
assistência de qualidade a milhares de pessoas.
A Santa Casa de São Paulo é classificada como Hospital de Ensino, reconhecida nacionalmente pelo desenvolvimento de pesquisas técnico/científicas. No Hospital Central funciona o primeiro Centro Brasileiro especializado no Tratamento de Esclerose Múltipla (CATEM), além do maior cadastro de doadores de medula óssea do Brasil, contribuindo diretamente com todas as pessoas que buscam compatibilidade no Registro de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Além disso, o Hemocentro da Santa Casa é responsável pelo abastecimento de nove hospitais da cidade.
O Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos conquistou por três anos consecutivos o recorde mundial no número de doadores de órgãos. Em 2010 foram 186 doadores efetivos, possibilitando a realização de 487 transplantes de órgãos
(rins, coração, pulmões, fígado e pâncreas) no Estado de São Paulo. A Santa Casa atingiu 58 doadores por milhão de população por ano, ultrapassando a Espanha, que captou 35 doadores na mesma proporção em 2010.
Resultado de um corpo clínico capacitado e equipamentos de ponta para o atendimento médico-hospitalar, como máquinas de diagnóstico por imagem, a Irmandade é referência em atendimentos de emergência, Ortopedia, Pediatria e serviços de alta complexidade como Neurocirurgias e Transplantes.
Além disso, a Santa Casa de São Paulo é uma das primeiras instituições de saúde a trabalhar com redução e reciclagem de materiais hospitalares. No mês de outubro recebeu o
selo Empresa Cidadã, da Câmara Municipal, pelo incentivo em difundir a responsabilidade socioambiental, na qualidade das ações e programas apresentados no Balanço Social.
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) possui cursos de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia. Situa-se na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Apesar de o hospital-escola ser mantido pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a faculdade é uma instituição particular.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no estado de São Paulo, tendo sido o berço dos cursos de medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Paulo (Escola Paulista de Medicina), mas seu ensino foi interrompido durante algumas décadas do século XX. Na década de 1950 o corpo docente da Santa Casa se mobilizou para organizar uma nova faculdade de medicina no local, a FCMSC-SP, iniciando suas atividades acadêmicas em 24 de maio de 1963, dentro do hospital-escola da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
(primeiro hospital da cidade de São Paulo).
O ingresso na Faculdade de Medicina deve ser feito pela aprovação do candidato no vestibular da Fuvest, o mesmo que seleciona alunos para a USP (Universidade de São Paulo); já os cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia têm um processo seletivo exclusivo da faculdade. Para os três cursos também é possível tentar o ingresso via concurso do ProUni, caso o candidato tenha estudado integralmente em escolas públicas.
A Faculdade já formou mais de 3.500 médicos, além de 274 mestres, 114 doutores e 26 livres-docentes. Apresenta quase 100 distintos grupos de pesquisa científica, tanto nas áreas básicas quanto clínicas.
Também possui outros cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas de saúde.
Em 2013, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo completou 50 anos de fundação e deu início à turma LI, a quinquagésima primeira turma de graduação em Medicina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário