Rodovia dos Imigrantes (SP-160) é uma rodovia do estado de São Paulo. Tem 44 viadutos, sete pontes e 14 túneis, em 58,5 km de extensão, de São Paulo a Praia Grande, no litoral sul paulista.
É a principal via de acesso da cidade de São Paulo à Baixada Santista e ao litoral sul paulista, possuindo tráfego intenso de veículos, sobretudo durante o verão e em feriados.
A Rodovia dos Imigrantes faz parte de um complexo de estradas denominado Sistema Anchieta-Imigrantes, dos quais fazem parte também as seguintes rodovias: Anchieta, Padre Manoel da Nóbrega e Cônego Domênico Rangoni
Vista aérea da rodovia.
Em 23 de janeiro de 1974 foi lançada a pedra fundamental da rodovia que seria inaugurada em 1976, considerada então um projeto revolucionário: a pista é composta predominantemente de viadutos e túneis atravessando a Serra do Mar. Esta deveria ser apenas a pista ascendente (litoral-São Paulo) das duas pistas previstas para a Imigrantes, mas era revertida para a direção em que o tráfego fosse mais intenso, mesmo porque a construção da segunda pista não se concretizou por anos.
A empresa privada Ecovias recebeu a concessão por um período de 20 anos para a operação e manutenção de todo o Sistema Anchieta-Imigrantes em 27 de maio de 1998. Dentre outras exigências, o contrato estabelecia que a concessionária deveria construir a pista descendente da Rodovia dos Imigrantes. Esta pista foi inaugurada em 17 de dezembro de 2002. Com um projeto refeito em relação ao original, de 1986, a pista descendente possui túneis ainda mais longos e viadutos mais modernos que os da pista ascendente.
Ambas as pistas da Imigrantes são reversíveis. A administração do Sistema Anchieta-Imigrantes mantém a prática de reverter as pistas para um único sentido quando o tráfego é muito intenso: geralmente, às vésperas de feriados prolongados (em que as pistas são revertidas para o sentido capital-litoral), ou ao final destes (quando se revertem as pistas para o sentido litoral-capital).
A Pista Norte da Imigrantes possui 11 túneis. Já a sua Pista Sul possui quatro, sendo dois deles os mais extensos túneis rodoviários brasileiros, o primeiro com 3.146 m de extensão e o outro com 3.009 m dela. Túneis e viadutos tão extensos foram necessários para que o impacto ambiental sobre a Serra do Mar fosse mínimo na construção da Pista Sul. A construção da Pista Norte, na década de 1970, exigiu o desmatamento de 16.000.000 m² dela, já a construção da Pista Sul, inaugurada em 2002, desmatou 400.000 m² dela.
A Rodovia dos Imigrantes é uma via pedagiada desde sua inauguração. Como em todas as rodovias que sofreram concessões, o valor do pedágio da Imigrantes sofreu fortes aumentos, mesmo descontada a inflação, considerados excessivos por parte
significativa dos usuários.
Atualmente, o pedágio da Rodovia dos Imigrantes é o mais caro do estado de São Paulo, a R$ 21,20, válido para uma viagem de ida e volta de automóvel. No trecho de planalto, a Rodovia dos Imigrantes apresenta três pedágios de bloqueio para o acesso às localidades lindeiras.
O trajeto da Rodovia dos Imigrantes cruza os seguintes municípios, todos no estado de São Paulo.
Sistema Anchieta-Imigrantes
km 08 - Início da rodovia na Av. Prof. Abraão de Moraes, São Paulo
km 10 - Acesso à Av. dos Bandeirantes para Marginal Pinheiros, Congonhas, Zona Sul, BR 116.png Dutra
km 11 - Acesso à Secretaria da Agricultura e ao Centro de Exposições Imigrantes (Última saída antes do pedágio)
km 12 - Acesso oriundo da Av. Eulália (Jabaquara, Av. Eng. Armando A. Pereira, Terminal Jabaquara) (apenas no sentido sul)
km 14 - Acesso à Rua Xavier Pais (Jabaquara, Av. Eng. Armando A. Pereira, Terminal Jabaquara) (apenas no sentido norte)
km 16 - Acesso a Diadema, São Bernardo do Campo, SP-150. Via Anchieta (Pedágio)
km 20 - Acesso a Bairro Eldorado (Diadema), Jardim Inamar (Diadema), Bairro Cooperativa (São Bernardo) (Pedágio)
km 26 - Acesso ao SP-021.png Rodoanel Mário Covas, Bairro Demarchi, Bairro Batistini (São Bernardo), Parque Imigrantes (Pedágio)
km 32 - Pedágio - Piratininga (apenas sentido sul)
km 40 - SP-041.png Interligação Planalto para a SP-150.png km 40 - SP-041.png Interligação Planalto para a SP-150.png Via Anchieta
km 40 - Início do trecho de serra e dos túneis
km 45 - Acesso à Estrada de Manutenção
km 58 - Término do trecho de serra
km 58 - Acesso à SP-055.png Rod. Cônego Domenico Rangoni para Guarujá, Bertioga, São Sebastião
km 58 - Acesso à SP-055.png Rod. Padre Manoel da Nóbrega para Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe
km 62 - SP-.png Interligação Planície para Santos, SP-150.png Via Anchieta
km 66 - Acesso a São Vicente
km 72 - Término da rodovia no acesso à Praia Grande
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